quarta-feira, 6 de agosto de 2008

22 de julho - St. Petersburgo - Russia: Peterhof e Pushkin


Os palácios de St. Persburg são como nos contos de fadas. Nunca na minha vida eu pensei em conhecer algo tão lindo. Hoje eu entendo realmente a Bere e seu relato de viagem. Simplesmente lindo, encantador, inacreditável. Pela manhã fui com um grupo pequeno de apenas 16 hóspedes em direção a Peterhof, uma imensa área verde onde se localiza uma residência de verão dos ksares e ksarinas russos. Hoje o espaço foi transformado em vários museus. Não tem como traduzir em palavras a grandiosidade de tudo. É realmente lindo, mas ao mesmo tempo revoltante. Tantas pessoas morreram e até hoje morrem de fome, enquanto uma elite imperial constrói tanta monstruosidade. Os palácios encantam qualquer um! Visitamos o museu da bicicleta, com vários modelos ainda em madeira, muito divertido. No Brasil não temos esse hábito nem infra-estrutura adequada para usar a bicicleta como meio de transporte, mas na Europa e aqui na Rússia é algo que há muitos anos é muito normal. O mais surpreendente em Peterhof estava por vim, as casas de banho e os jardins com fontes / cascatas naturais de deixar qualquer um com o queixo caído. É surreal! Vejam as fotos no Picasa, se a internet por aqui ajudar ainda hoje atualizo boa parte. Esqueci de contar que 6 dos 16 hóspedes eram brasileiros, então passei o dia todo com eles traduzindo o que a guia falava. No fim do dia os 3 casais já eram meus amigos. É tão bom encontrar brasileiros, e nesse cruzeiro temos vários! Almoçamos num restaurante típico russo, onde fomos recebidos com champagne e canapés com caviar. No fim do roteiro fizemos um passeio de barco, mas eu tava tão cansada que dormi durante meia hora, não vi nada da paisagem. É inacreditável, o dia não tem horas suficientes para fazer tudo, trabalhar, acompanhar as excursões e ter uma vida pessoal... Ok, voltei ao navio e à noite fui com dois colegas Shorex, Zoltan e Guillermo, e mais um colega do Cassino, Michael, para um jantar e visita exclusiva a Pushkin, o palácio da Catarina. Gente, gente, gente, eles moravam num lugar dos sonhos, a decoração, as obras de arte, cada centímetro do palácio é inesquecível. Assistimos a um concerto e logo em seguida fomos levados para a parte externa principal, onde um casal vestido a caráter chegou numa carruagem para fazer uma apresentação de valsa. Depois de todo esse sonho fomos jantar, mais champagne, caviar e agora também vodka russa. Só consegui tomar um gole da vodka, pois nessa hora eu já estava morta de cansada, depois de um árduo dia desvendando as belezas russas. Por volta das 23h voltamos para o navio e ainda era dia!!! A viagem já valeu a pena, se eu voltasse amanhã para casa já estaria realizada!

Nenhum comentário: