segunda-feira, 9 de março de 2009

De volta!


Voltei! Tentarei escrever com mais frequência… Depois de dois meses maravilhosos de férias estou novamente embarcada. Quer dizer, não embarquei ainda, estou no Terminal de passageiros do Porto de Miami, ao lado do meu navio… esperando me liberarem. Vou tentar fazer uma retrospectiva do que aconteceu nos últimos meses. Eu estava no Century, onde fiquei cinco meses e fiz os itinerários do Báltico (Norte da Europa) e Mediterrâneo. Em dezembro fui transferida para o Infinity, que estava começando a temporada na América do Sul (Costa do Pacífico). Dia 4 de janeiro desembarquei em Buenos Aires e ai as férias insanas da JuBa começaram. Eu não poderia ter desembarcado em um lugar melhor. Sempre quis conhecer Buenos Aires, então aproveitei a oportunidade e passei mais um dia por lá. Peguei a “Linha Turismo” argentina, um ônibus cortado pela metade, de um andar só, bem estranho... Mas o passeio foi ótimo, conheci os principais pontos da cidade, andei de um lado para o outro e depois disso fui para o aeroporto pegar meu vôo rumo a Porto Alegre. Voltar para casa depois de seis meses é muito bom, mas no meio do caminho, quando me dei conta que aquela pessoa que mais gostava de me buscar no aeroporto não estaria lá... As lágrimas caíram... Meu vô querido agora anda viajando comigo, lá de cima me cuidando. Como diz o Keko, agora a gente reza pro vô Claro e ele tem contato direto com o homem lá em cima. Desembarquei e encontrei uma mãe magrinha e louca de faceira por me ver, uma vó gostosa bem mais forte do que eu imaginava, uma família linda me esperando e as amigas mais especiais do mundo gritando no aeroporto. Cheguei meio aérea, perdida, confusa, mas feliz por tudo. Voltar para casa, rever quase todos, dormir, comer feijão preto... Tudo que o aconchego do lar e da mãe pode trazer. Passei uns dias em Porto Alegre e comecei a peregrinação. De 18 de janeiro a 2 de fevereiro curti Salvador, painho, a família baiana e os amigos da velha infância. Praia, sol, festinhas, casa de Nynye, tentativas de encontrar Ana, aparições no meio da noite na casa de Juanita, histórias de viagem na casa de Cândido e Cenise, sítio, carinhos da dinda Amélia e tia Luiza e, claro, o amor incondicional do meu paizão... Me levando para cima e para baixo com aqueles três álbuns da viagem que ele viu mil vezes cada um. Ufa, voltei para Porto Alegre! Alguns poucos dias por lá e partimos eu e Dona Adelina, ou seria vovó Adelina, rumo ao Pantanal. Dez dias de passeio, Campo Grande, Corumbá, Miranda e Bonito, no Mato Grosso do Sul, e Foz do Iguaçu, no Paraná. Dias inesquecíveis com a minha super mãe, fomos mordidas por mosquitos, vimos muitos jacarés, tuiuiús e outras espécies típicas do Pantanal, fizemos amizades, atravessamos a Transpantaneira, curtimos cada segundo em Bonito (com direito a rafting, flutuação, bóiacross e trilha em gruta) e para fechar com chave de ouro essa viagem... Foz do Iguaçu. Itaipu é muito interessante, um atrativo turístico pronto! E as cataratas, ai as cataratas... Deus existe e é impossível não se emocionar e rezar uma Ave Maria em agradecimento por estar ali. Calma, ainda não terminou... Muitas emoções me esperavam! Voltamos num domingo para Porto Alegre e na sexta seguinte já estava no Fred (o carro da Fê) com as mongas rumo a Ferrugem, Santa Catarina. JuBa, Jú, Camile, Fê e Mara... Elas balançam mais não param! Dez dias na praia, no Zado, com os cariocas, santistas, paulistas, gaúchos, americanos, uruguaios, argentinos... uma diversidade cultural deliciosa. Tínhamos o animador de festa e cozinheiro Flávio, o rodo e bebum Keko, o perigoso Pateta, o casal revelação Kelly e Beavy’s e as gurias do quarto do lado. No domingo pós carnaval todos voltaram para Porto Alegre, mas a JuBa, que sempre balança mais não pára, foi para Florianópolis encontrar o vizinho, também conhecido como Renato, o santista que mora em Floripa e é a coisa mais querida desse mundo! Praia Mole, festa gay, bebedeira, almoço, praia, passeio de ônibus (Linha Turismo), surpresas, dias tão gostosos... Fui visitar a Luiza em Jurerê, após nosso encontro em Barcelona. Onde será que essas duas vão se encontrar na próxima vez? São Paulo ou Itália? Façam suas apostas! Isso não vai terminar nunca... É que resumir dois meses de férias em um texto é difícil mesmo. Então acho que está na hora disso terminar (ou começar)! Estava eu escolhendo o biquíni e a praia para ir em Floripa numa quarta-feira de sol quando toca o celular. Era a pessoa responsável pela minha escala de trabalho perguntando se eu poderia embarcar, tipo para ontem... Eu queria tanto embarcar em março que Papai do Céu ouviu as minhas preces! Voltei para Porto Alegre as pressas, arrumei as malas, curti a família, me despedi de quase todos, fui na Secretaria de Turismo rever e me despedir dos antigos colegas e em 48 horas eu estava pronta para embarcar. Claro que antes fiz uma paradinha estratégica no Rio de Janeiro para rever a Lelê e o Edu Taborda. Tão bom reencontrar amigos, ainda mais quando uma certa amiga precisava de mim... e ela ainda mora na Barra em frente ao mar! Sábado com a Lelê, domingo com o Edu, o amigo mais sem juízo desse mundo. Ele preparou um roteirinho básico para mim! Passeio de barco da Marina da Glória até Copacabana com direito a banho de mar na Praia Vermelha. Depois subimos o primeiro Bondinho do Pão de Açúcar quando ele me perguntou “Na ida ou na volta?”, e eu bem sem noção disse “Na ida!”. Ele me puxou pela mão e quando vi eu já estava dentro do helicóptero. Sim, isso mesmo, dentro de um helicóptero! Eu sempre disse que o Rio é a cidade mais linda do mundo, que vê-La do alto deveria ser lindo... Mas, nunca, nunca na minha vida eu pensei em fazer isso! Sem palavras para descrever tanta beleza, tanta emoção. Edu, obrigada! Obrigada também a TODOS que fizeram desses dois meses as melhores férias da minha vida. Hoje tenho certeza, mais do que nunca, que o mundo é muito pequeno, basta querer que podemos ter tudo nessa vida. Viajar é uma delícia, mas o melhor é o retorno, quando a gente pode matar a SAUDADE, voltar para casa e ter a certeza que o canto da gente está ali, esperando pela gente. Amo todos vocês que fazem parte da minha vida, os que aqui foram ou não citados (eu precisaria de um dia para escrever o nome de todos)... Depois de escrever tudo isso continuo aqui sentadinha no Terminal do Porto de Miami. Foram oito horas de vôo, quase uma hora na imigração e acho que umas quatro horas me esperam até eu conseguir entrar no navio. Um comentário... Quando a gente desembarca e fica na fila da imigração temos que ouvir uma musiquinha daquelas de filme de aventura com um vídeo de boas-vindas e imagens dos Estados Unidos. Me senti a Sol daquela novela, desbravando o mundo, entrando na “América”. Que musiquinha mais terrível. Eles querem mesmo que a gente se sinta muito feliz por estar adentrando o território do melhor povo do mundo, os americanos... Coitados, não têm idéia do que é um país de verdade, com gente maravilhosa, o Brasil da alegria, minha casa... para sempre! Respondendo a pergunta que não quer calar, vou embarcar no Century, meu primeiro navio, fazer o fim da temporada no Caribe, com direito a Cozumel, Jamaica, Key West e Grand Cayman. Mais informações no decorrer dessa aventura.

Nenhum comentário: