sábado, 9 de maio de 2009

Vida a bordo...











Voces lembram que um dia eu comentei sobre uma guria que andava lendo o meu blog, que estava interessa em trabalhar a bordo? Pois e, trocamos alguns e-mails e ela me perguntou varias coisas interessantes. Respondi grande parte das duvidas dela, e resolvi divulfgar isso aqui porque talvez alguem se interesse...

1. Em relação a sua entrevista com a Royal Caribbean, como foi que aconteceu? Quem indicou você a eles? Demorou para marcarem a data? Foi ao vivo (onde?) ou por Skype? Foi com o Douglas? O que ele perguntou e como agiu com você? Ele disse logo de cara que você foi aprovada?

Eu vi um anúncio no jornal sobre uma seleção para a Royal Caribbean em Porto Alegre, me cadastrei e depois de uns dias me ligaram para marcar a entrevista. Fiz o processo todo em Porto Alegre através da Astral Crew (sede no Rio). Primeiro fiz a entrevista com um cara da Astral Crew que me perguntou que área eu tinha interesse. Falei que queria Shorex (Shore Excursions Staff), mas que para entrar no navio toparia outra função se fosse necessário. Hoje acho que não agüentaria outra função... Tive muita sorte de ir direto para Shorex. No mesmo dia fiz a entrevista com o Douglas. Ele tava meio atrapalhado, recebendo várias ligações durante a entrevista, porque ele não tinha hotel para dormir em Porto Alegre, a cidade tava lotada... Nessa época eu trabalhava na Secretaria de Turismo de Porto Alegre, dei umas dicas para ele de onde ele poderia se hospedar, acho que ele simpatizou comigo. Ele disse que gostou de mim mas que Shorex era bem difícil, que tinha uma lista de gente new hire e gente embarcada que aplicava para Shorex e tava esperando. Ele disse que ia ver as minhas chances e me dava um retorno, caso não desse certo, ele iria me chamar para outra entrevista para outra função. Não levei muita fé... Mas esperança de pobre não acaba nunca, hehehehe. Durante a entrevista ele perguntou sobre a minha experiência na área, se eu já tinha trabalhado com vendas, o que eu faria se um hóspede voltasse para reclamar da excursão que eu vendi. Foi uma conversa bem informal... Isso foi em maio de 2008. Eu estava decidida a embarcar, dias depois me ligaram da Costa para marcar uma entrevista em Santos. Não pensei duas vezes e fui... Snack Atendant... Eu ia trabalhar como um cão, por 600 euros... Mas tava super empolgada... Em junho passei dez dias em Santos fazendo treinamento, pedi demissão da Secretaria, tudo certo... Um dia antes de eu sair de Santos e voltar para Porto Alegre me ligaram da Royal para marcar a terceira etapa da seleção, por telefone, direto com o Head Office em Miami. Eles me ligaram quase depois de 2 meses, quando já estava tudo certo para eu embarcar na Costa... Não acreditei... Fiz a entrevista por telefone, outra conversa informal... O cara falou mais do que eu, me contando sobre a função. Mais uma vez não levei muita fé, achei que era muita areia para o meu caminhãozinho... Isso foi numa terça, ele disse que ligaria de volta para dar uma resposta (positiva ou negativa) até sexta. Mas só na segunda seguinte recebi a ligação... Perguntando se eu poderia embarcar em 10 dias! Quase surtei... Era muita felicidade num corpo só.

2. Depois da entrevista, eu li no seu blog que você se candidatou a outra vaga na Costa e depois acabou sendo chamada para a Royal... Você acha que é mesmo muito difícil ser contratada como Shorex? Como foi o processo depois que a Royal ligou para você? Foi tranqüilo tirar o visto americano? Quanto tempo durou até o embarque?
Como falei antes, achei que seria impossível conseguir de primeira, eu tentei na Costa e eles nem me deram bola, disseram que Shorex só depois de muita experiência antes... Mas na real, o trabalho não é tão difícil assim, tem que ter perfil... Eu tinha... Dei sorte. Pelo que você tem me falando, você tem tudo para dar certo também! Eu trabalhei com umas pessoas que não tem o mínimo de perfil para Shorex e estão aqui, uns são demitidos, outros ficam por mais um tempo. Hoje, depois desse convite para Azamara, posso dizer que eles gostam do meu trabalho... Eles gostam dos brasileiros como Shorex porque a gente sorri bastante, fala bastante... Está vindo uma outra brasileira para cá para ser meu replacement. Não desanima... Acredita nos teus sonhos. Quando a gente quer algo o universo conspira a nosso favor! Quanto ao visto, depois que me ligaram na segunda, na quarta eu estava no Rio para fazer a entrevista do visto. Foi tranqüilo porque eu tinha toda a documentação da empresa, o visto é especial para trabalhar a bordo, se depois você quiser ir como turista tem que pedir outro visto. Depois que consegui o visto mudaram a minha data de embarque porque 10 dias era muito pouco tempo para tudo, embarquei em umas duas semanas... Muito rápido!

3. Você pode me explicar como é a sua função de Shorex? O que você faz exatamente? E o horário de trabalho? De quanto tempo costuma ser o contrato? O seu contrato foi renovado automaticamente depois de 2 meses?

O horário de trabalho varia muito... Em dias at sea no começo do cruzeiro abrimos o desk das 9 as 21h, dependendo do manager dá para ter umas horas off para descansar... Nos dias at sea mais para o fim do cruzeiro só abrimos umas 4 horas por dia, mas temos bastante paper work para preparar para o próximo cruzeiro. Mandamos cartas para os hóspedes para avisar sobre trocas de horários das excursões, detalhes e avisos sobre o local a ser visitado que eles precisam saber, mudanças de itinerário. Preparamos os tickets que são impressos um dias antes de começar o cruzeiro para os hóspedes que reservaram pela internet. Temos que alimentar o sistema com as informações para cada cruzeiro, conferir se está tudo certo. Em dias de porto sempre um fica o dia todo no navio, às vezes essa pessoa tem um tempo livre e consegue fugir, depende do itinerário e do manager. De manhã cedo, todos vão para o píer, teatro ou qualquer outro lugar onde os hóspedes vão nos encontrar para pegar a excursão. Esse é o dispatch, que às vezes dura duas horas, às vezes o dia todo, depende quanto tempo vamos ficar no porto, quantas excursões temos. Europa e Caribe são muito diferentes... Na Europa se trabalha muito, no Caribe só se faz de conta... Hoje mesmo só trabalhei 2 horas e meia o dia todo!!! Mas na Europa eu trabalhava às vezes mais de 10 horas... Só que eu amo o trabalho, então prefiro a Europa, em que me sinto útil, do que aqui no Caribe. No começo o Caribe é legal, curtir a praia, os portos. Mas os cruzeiros são curtos, 4 ou 5 dias. Saimos de Miami e vamos sempre para os mesmos porto, só muda a ordem: Grand Cayman, Cozumel, Jamaica e Key West. Lugares lindos... Mas na Europa os cruzeiros são de 12, 14, 16 dias, muitos dias em portos, cidades diferentes. É mais interessante! Na Celebrity nós vendemos as excursões e damos informações sobre as excursões, na Azamara se o hóspede quiser fazer algo por sua conta nós também temos que dar assistência. Não ganho comissão, nem gorjetas... Mas posso ir em todas as excursões de graça, não pago pelas fotos, DVD, comida, etc. As empresas que recebem a gente tratam a gente super bem, às vezes temos carro e guia particular para conhecer os lugares... O contrato de Shorex dura 6 meses e dois de férias, ganhamos na Celebrity mais 190 dólares por mês trabalhado, como se fosse férias. Poucas pessoas ganham férias como a gente, no fim de seis meses é quase um salário a mais. O fim do contrato o teu manager faz uma avaliação, normalmente ele renovam o teu contrato, é muito difícil você terminar um contrato e não voltar. Se a empresa não gostar de você te manda embora antes, não espera até o fim do contrato. Mas isso é muito difícil de acontecer, só se a pessoa for muito ruim ou estiver causando problema...

4. As minhas maiores dúvidas são em relação aos passeios... Como funciona quando o navio está no porto? Nós podemos sempre acompanhar o grupo nos passeios? É de graça? Precisamos usar o uniforme? Temos algum dia livre? Com que frequência precisamos ficar de "Port Manning"? E o que você faz nesses dias? Algum funcionário de outro setor pode fazer o passeio também? Tem algum desconto? Uma vez você escreveu algo sobre ir como monitor, me explica melhor como funciona!

Normalmente um dia antes o manager pergunta quem quer ir em excursão no dia seguinte e fazemos uma escala, temos que ir o máximo possível nas excursões. Alguns managers te incentivam mais, outros menos. Mas se você é Shorex, você não tem escolha, tem que ir, pedir para o manager, quanto mais você vai nas excursões mais você aprende e mais fácil se torna o trabalho. Eu amo acompanhar as excursões, faço isso sempre que posso. Às vezes fico cansada, não vou um dia, mas depois me arrependo, porque poderia ter aproveitado mais... Quanto ao usar o uniforme durante as excursões, depende do gerente. Normalmente coloco o uniforme por cima da minha roupa normal, ai quando entro no ônibus tiro o uniforme. Tem manager que deixa você se trocar antes de sair do navio, tem manager que não. Mas durante a excursão podemos sim usar nossa roupa, porque estamos trabalhando “informalmente” temos que “curtir” as excursões como os hóspedes para depois contar nossa experiência. Para a grande maioria das excursões podemos ter um Escort, que é uma pessoa de qualquer outro setor que se inscreve para acompanhar a excursão. É sempre bom ter alguém da empresa acompanhando a excursão, assim os hóspedes sabem que podem perguntar algo, se sentem mais seguros. Em cada porto contratamos um tour operador, a grande maioria deles são excelentes, mas quando acontece algum problema durante a excursão e tem um Escort, pelo menos temos alguém da Celebrity e não só o hóspede e o tour operador para dar a sua versão. O Escort não paga nada para ir na excursão, só tem que ter tempo livre. Port Manning depende de navio para navio. Isso significa que quando estamos em porto um numero minimo de funcionarios nao pode sair porque em caso de emergencia temos que estar prontos para agir. No nosso setor normalmente so uma pessoa precisa ficar a bordo, mas na grande maioria dos navios os oficiais sao bem flexiveis porque somos uma equipe pequena e todos sabem que precisamos conhecer os portos e estar do lado de fora grande parte do tempo quando estamos nos portos. Desde que estou a bordo nunca tive um dia livre, tipo 24 horas sem trabalhar... Isso depende de gerente para gerente. No nosso contrato nao esta previsto dia livre, e por isso que depois de seis meses trabalhados temos direito a dois meses de ferias! Nao posso reclamar, pelo menos posso acompanhar todas as excursoes e esse tempo que estou ‘’passeando’’ conta como hora de trabalho!

Legenda das fotos: 1. No escritorio vizinho ao meu, com a Internetional Hostess da Belgica e o Assistente do Diretor do Hotel das Filipinas; 2. Eu, a outra brasileira Luanda e os nossos amiguinhos Joao e Peter...; 3. Uma das festas para os funcionarios, depois de agumas Coronas, nas area aberta do navio; 4. O que eu faco enquanto aconhanho as excursoes, isso e muito chato mesmo!

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